Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

UFRJ se torna a primeira universidade latino-americana a vencer a competição!

 

A equipe de cinco estudantes do curso de Geologia da UFRJ foi a vencedora do Imperial Barrel Award (IBA) 2021, disputado de forma virtual entre 16/02 e 21/05 de forma virtual. A competição, organizada anualmente pela Associação Americana de Geólogos de Petróleo (AAPG), consiste em realizar uma prospecção de óleo e gás em uma bacia sedimentar com base dados geofísicos. A banca examinadora foi formada por profissionais da indústria de empresas como Shell, Chevron e Saudi Aramco. 

Os integrantes da equipe – composta pelos graduandos Erick Almeida, Felipe Dib, Josias Lourenço e Vívian Abbate, além do mestrando Gabriel Machado – passaram pelos três níveis da competição: a fase regional, disputada por 26 universidades da América Latina; a segunda etapa, que teve a participação das quatro melhores universidades do continente latino-americano; a última fase, que contou com a participação das quatro melhores universidades do mundo além de quatro universidades dos Estados Unidos.  

“O que nos levou à vitória foi uma conjunção de fatores. Começamos com um planejamento que vem desde 2020, com uma série de treinamentos que permitiu chegarmos fortes na competição. Também contamos com o imprescindível apoio da UFRJ, desde a negociação de licença dos softwares até o suporte com os treinamentos e a orientação de profissionais vinculados ao longo de todo o trajeto que trilhamos”, ressalta Josias Lourenço, líder da equipe da UFRJ. 

O Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed), vinculado ao Departamento de Geologia do Instituto de Geociências (Igeo/UFRJ), teve um papel de destaque para alavancar a infraestrutura computacional necessária ao apoio da equipe universitária. 

“O Lagesed deu suporte nos temas de Geologia do Petróleo aplicados às atividades que os estudantes desenvolveram na competição. Esse trabalho em conjunto nos levou a uma vitória inédita no IBA.”, destacou Leonardo Borghi, Coordenador do Lagesed/UFRJ.  

O IBA 2021 marcou a terceira participação de uma equipe da UFRJ, o que valoriza ainda mais a conquista da equipe da Universidade. O título valeu 20 mil dólares que serão geridos pelo Capítulo Estudantil da AAPG vinculado à UFRJ, presidido por Felipe Dib. O Capítulo Estudantil é uma associação sem fins lucrativos composta por alunos de graduação e mestrado que atua para disseminar conhecimentos da indústria de petróleo e gás, estabelecendo contato entre o meio acadêmico e as empresas de petróleo. 

 

Acesse a matéria.

Endereço:  Prédio do CCMN. Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Bloco A - Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - 21941-972 - RJ 

Email: ccmnbibarrobabib.ccmn.ufrj.br   Tel.:(21) 3938-9444

UFRJ Biblioteca Central do CCMN
Desenvolvido por: TIC/UFRJ