Foto: Mell Siciliano/ SiBI UFRJ
No dia 28 de março, durante o Dia de Integração das Bibliotecas do SIBI/UFRJ aconteceu a primeira edição do Prêmio Mariza Russo.
A Biblioteca Central do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) ganhou o prêmio na categoria Memória Institucional com 53,3% pelo projeto “Conservação Preventiva: higienização das obras raras da Biblioteca Central do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN”.
Nossa biblioteca possui uma coleção de 98 Obras Raras (OR) publicadas do século XVI ao século XX, nas áreas de Física, Química, Matemática, Geografia, Meteorologia e Geologia. O projeto de higienização das obras raras é uma iniciativa de preservação que visa garantir a salvaguarda da memória da universidade, o seu valor institucional e histórico que requer um gerenciamento diferenciado de outras coleções, a acessibilidade e a difusão do conhecimento científico.
A preservação dos documentos permitirá a permanência da integridade deste material,além de possibilitar que a comunidade acadêmica conheça o acervo raro da biblioteca.
O trabalho foi realizado pela equipe de bibliotecários da Biblioteca Central do CCMN/UFRJ, sob supervisão da Bibliotecária responsável, que consiste na preservação do patrimônio e memória da UFRJ. Este processo seguiu as seguintes etapas:
1. Listagem dos procedimentos necessários para a higienização;
2. Preparação e distribuição do kit para higienizar as obras;
3. Distribuição das obras para cada bibliotecário;
4. Preenchimento da ficha diagnóstica do estado de conservação das obras;
5. Higienização;
6. Finalização do processo e retorno ao local de guarda. Foi feito o levantamento de todos os dados das obras considerados relevantes na avaliação através da ficha diagnóstica.
Durante o processo de higienização das obras foi feito um registro fotográfico dos itens para acompanhamento e avaliação visando deixar registrado o estado de conservação das obras higienizadas para um futuro trabalho de restauração e digitalização.
Para ler o projeto na íntegra, clique aqui
Foto: Bira Soares / Fórum de Ciência e Cultura UFRJ