O que é?


O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos onde um usuário pode obter emprestado materias bibliográficos de uma outra biblioteca, que não faz parte da sua instituição de origem.

 

Regras para Utilização

 

Alunos de graduação, Pós-graduação, Professores e Funcionários do CCMN.


Para retirar o livro emprestado de outra biblioteca, o usuário inscrito deve seguir os seguintes passos:

      
  1º)  

Verificar a disponibilidade da publicação desejada na BC/CCMN ou em outra biblioteca da UFRJ através da BASE MINERVA. 

     
  2º) 

Caso a publicação NÃO SEJA ENCONTRADA EM NENHUMA BIBLIOTECA DA UFRJ, verificar em alguma biblioteca de outra Instituição de Ensino Superior (externa à UFRJ), conforme comodidade.

     
  3º) Dirigir-se ao Setor de Referência da BC/CCMN (presencialmente), com o formulário de Requisição de Empréstimo entre Bibliotecas (EBB) impresso e preenchido, para que seja aferido, assinado e carimbado por um bibliotecário autorizado (clique aqui para download do formulário).
     
  4º)  Somente após a aferição do formulário pelo bibliotecário da BC/CCMN, o usuário poderá dirigir-se à biblioteca onde foi realizada a busca, para efetuar o empréstimo, sempre de acordo com regras estabelicidas por ela.
     
     
  OBS:  Lembramos que nesta modalidade, o usuário além de se responsabilizar pelo item patrimoniado de biblioteca de outra Instituição de Ensino, deverá informar sempre ao Setor de Referência da BC/CCMN (por email, telefone ou presencialmente) sobre a necessidade de renovações dos emprétimos efetuados, sob pena de sanções previstas no Regulamento de uso da BC/CCMN e na Resolução nº04/2014 do CONSUNI, publicada no Boletim da UFRJ nº15, de 04 de abril de 2014.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Atendimento para bibliotecas de outras instituições


As bibliotecas não pertencentes ao S
iBI-UFRJ, deverão entrar em contato com o Setor de Referência da BC/CCMN (por e-mail ou telefone) para aferição da situação cadastral, bem como efetuar a reserva do material desejado.

Poderão solicitar o cadastro, as bibliotecas de instituições públicas e privadas pertencentes ao CBIES/RJ (rede de Compartilhamento entre Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro), preenchendo o formulário de Cadastro de Bibliotecas para EEB (clique aqui para download) Nele devera conter a assinatura de um profissional bibliotecário registrado no CRB, o qual será o responsável pela intermediação entre o usuário e a nossa biblioteca. O formulário poderá ser entregue no Setor de Referência por e-mail (digitalizado colorido) ou pelo usuário solicitante, no momento da retirada do empréstimo na BC/CCMN.

 

      1)   Limite de livros por EEB - 2 livros; 
     
  2)  Não é permitido o EEB de itens da coleção de Periódicos, Referência ou Mapas
     
  3)  Prazo de devolução - 15 dias (renováveis, exceto quando há reserva, inventário ou qualquer outra atividade realizada pela BC/CCMN);
     
  4)  A renovação poderá ser efetuada por telefone ou e-mail mediante a solicitação do bibliotecário, somente
     
  5) É de inteira responsabilidade da Biblioteca Solicitante a reposição item em caso de perda, roubo, extravio ou qualquer dano ao material bibliográfico;
     
  6) Os empréstimos somente serão atendidos com a apresentação da carta de solicitação do material;
     
  7)    A biblioteca em atraso ou com débito terá seu cadastro suspenso na BC/CCMN e nas demais Bibliotecas do SiBI-UFRJ, até a devida regularização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para dúvidas ou outras informações podem ser atendidas através do tel.: (21) 3938-9445 ou por e-mail: referenciaarrobabib.ccmn.ufrj.br

Sugestão de livros

UFRJ Biblioteca Central do CCMN
Desenvolvido por: TIC/UFRJ